TSE disponibiliza simulador de votação para eleitor treinar voto na urna

Página explica a ordem de escolha dos candidatos para evitar erros no dia da eleição

Simulador de votação pode ser conferido no portal do Tribunal Superior Eleitoral

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liberou, nesta quinta-feira, 18, o simulador de votação na urna eletrônica para as eleições de 2022. Na ferramenta, de forma rápida e didática, o eleitor poderá treinar como vai votar no dia do pleito. O primeiro voto a ser preenchido na urna é o de deputado federal – são quatro dígitos. Na sequência o eleitor deve escolher o candidato a deputado estadual – são cinco dígitos. Depois vem o voto para senador – três dígitos, para governador – dois dígitos – e, para finalizar, o voto para presidente da República – também com dois dígitos. O simulador foi criado nas eleições de 2014. Segundo a Justiça Eleitoral, a ferramenta ajuda a reduzir o tempo de votação, evitando longas filas nas seções eleitorais. “Isso porque o treino na urna virtual permite maior compreensão, por exemplo, da ordem de escolha dos candidatos durante a votação”, informou o TSE. Para acessar o simulador, basta entrar no portal do TSE e seguir as orientações para começar a votar. Há a opção de votar tanto no primeiro turno quanto no segundo turno.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira as notícias de hoje, fatos da política, economia e internacional, no maior Portal de Notícias do Brasil e do Mundo.

Confira as notícias de hoje, fatos da política, economia e internacional, no maior Portal de Notícias do Brasil e do Mundo.