TikTok está monitorando seus usuários? Pesquisador faz algumas afirmações sobre o app, entenda

Entenda o que etá acontecendo!

Segundo informações de um pesquisador de segurança, o TikTok, plataforma popular de vídeos curtos, está monitorando a atividade de usuários fora do app. A ação pode ser perigosa, especialmente para aqueles que possuem informações de cartões em seus aparelhos.

Quer entender o que isso significa e qual o parecer da plataforma depois da acusação? Então continue conosco logo abaixo e confira as informações que separamos para você!

TikTok está monitorando seus usuários? / Foto: divulgação

TikTok está monitorando usuários do iOS?

Felix Krause, o pesquisador de tecnologia que informou a ação do TikTok, analisou o lançamento do InAppBrowser, que etuma ferramenta que lista diversos comandos JavaScript executados em aplicativos para o sistema iOS assim que o navegador do app se conecta com alguma página da web. Na quinta-feira (18/08), entretanto, Krause observou uma característica diferente nos códigos de execução do TikTok em sistemas da Apple.

A princípio, para mostrar o que a ferramenta tem capacidade de fazer, o pesquisador estudou algumas outras plataformas iOS populares que possuam navegadores inseridos. De acordo com ele, os resultados foram alarmantes: redes como o Facebook, o TikTok, o Messenger e o Instagram alteram páginas da web que se abrem nos navegadores. A ação inclui colocar códigos de rastreamento, como seleções de texto, entradas, toques, etc., bem como a inserção de arquivos JavaScript externos e criação de elementos HTML novos.

Quando Krause investigou os navegadores ainda mais afundo, descobriu que o que pertence ao TikTok faz outras coisas consideradas bem ruins, como monitoração de entradas e cliques de teclado dos usuários do app. Isso quer dizer que se alguém abrir uma página web diretamente do aplicativo de vídeos e colocar informações como as de cartões de crédito, por exemplo, pode conceder essas informações facilmente ao app.

Apesar disso, o pesquisador analisou que o TikTok não é o único app a obrigar os usuários a abrirem páginas em um navegador interno, sem dar acesso ao navegador padrão do usuário, então é bom sempre tomar cuidado com as informações que inserimos através deles.

Justificativa da plataforma

Em uma declaração para a Forbes, um porta-voz do TikTok informou que essas práticas realmente ocorrem através da empresa. Entretanto, segundo ele o código JavaScript serve apenas para limpeza, monitoramento de desempenho e solução de problemas. O objetivo, no caso, é melhorar a experiência do usuário, mas é sempre bom nos atentarmos aos detalhes.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira as notícias de hoje, fatos da política, economia e internacional, no maior Portal de Notícias do Brasil e do Mundo.

Confira as notícias de hoje, fatos da política, economia e internacional, no maior Portal de Notícias do Brasil e do Mundo.