Rússia ordena retirada de tropas da cidade de Kherson

A cidade é um ponto estratégico, mas os ucranianos intensificaram uma contraofensiva na região

O anúncio foi feito pelo Ministério da Defesa nesta quarta-feira, 9 | Foto: Reprodução

A Rússia ordenou a retirada dos soldados da margem oeste do Rio Dnipro, na região de Kherson, no sul da Ucrânia, depois de uma ofensiva ucraniana. A informação foi divulgada pela mídia estatal russa nesta quarta-feira, 9.

A cidade, capturada em março pelos russos, é um ponto estratégico, por ser capital da Província de mesmo nome que dá acesso à Península da Crimeia.

Ministério da Defesa russo explicou que quer evitar perdas desnecessárias entre suas forças e poupar a vida de civis, mas admitiu que retirar as tropas para a margem direita do Rio Dnipro “não foi nada fácil”.

O general do Exército Sergey Surovikin disse que não vê sentido em manter as tropas no local com ataques contínuos ucranianos. “Isso poderia deixar as tropas isoladas do restante da força sem como escapar”, observou. Segundo o portal da BBC, Surovikin afirmou que não é mais possível mandar suprimentos para a cidade.

Com isso, o ministro da Defesa da Rússia, Sergey Schoigu, ordenou que o general organizasse a realocação segura dos soldados.

A retirada da cidade de Kherson seria uma grande vitória para as forças ucranianas, que há muito buscam recapturar a cidade e expulsar as tropas russas das margens ocidentais do Rio Dnipro.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira as notícias de hoje, fatos da política, economia e internacional, no maior Portal de Notícias do Brasil e do Mundo.

Confira as notícias de hoje, fatos da política, economia e internacional, no maior Portal de Notícias do Brasil e do Mundo.