Lamborghini pode ser próxima marca de luxo da Volkswagen a fazer IPO

Fabricante de carros de luxo está desenvolvendo uma estratégia de como se apresentar aos investidores

A montadora registrou um aumento nos lucros no primeiro semestre deste ano | Foto: Divulgação

A Volkswagen pode estar preparando o lançamento de uma oferta pública inicial de ações (IPO) da marca italiana de carros de luxo Lamborghini. A montadora está desenvolvendo uma estratégia de como se apresentar aos investidores, informou o CEO da unidade, Stephan Winkelmann.

“Estamos trabalhando nisso com outras agências”, disse Winkelmann à agência de notícias Bloomberg. “Como marca, fazemos isso há muito tempo, para mostrar o valor que temos.”

A Porsche se tornou a montadora mais valiosa da Europa no mês passado, quando seu valor de mercado ultrapassou o da Volkswagen uma semana após seu IPO em Frankfurt. A estreia da fabricante foi uma jogada ousada em um mercado que estava praticamente fechado para grandes ofertas durante a maior parte do ano.

O CEO da Volkswagen, Oliver Blume, disse que vê IPOs como uma forma de liberar mais valor das marcas do grupo, que também inclui Audi e Bentley.

“Um exercício de IPO é exatamente o que você faz para mostrar ao público quão sólido você é e o que está em andamento para o futuro”, disse Winkelmann. “Temos uma história e uma estratégia claras para isso.”

A Audi, que supervisiona as marcas premium da Volkswagen, informou no mês passado que não há planos concretos para um IPO da Lamborghini.

Mesmo assim, o recente aumento nos lucros da montadora italiana — incluindo uma margem operacional de 32% no primeiro semestre deste ano — a torna um caso sólido para uma abertura de capital, disse Michael Dean, analista da Bloomberg Intelligence.

“Um IPO é algo que pode acontecer nos próximos 18 meses, dependendo das condições do mercado”, disse Dean. “Uma avaliação de € 15 bilhões é totalmente justificável e pode ser ainda maior, dadas as métricas de margens.”

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira as notícias de hoje, fatos da política, economia e internacional, no maior Portal de Notícias do Brasil e do Mundo.

Confira as notícias de hoje, fatos da política, economia e internacional, no maior Portal de Notícias do Brasil e do Mundo.