Iniciativa ajuda a mudar de vida de pessoas em situação de rua no interior de SP

Casas estão sendo construídas em terreno amplo para abrigar até 2 mil pessoas

Cidade Rahamim, em Salto, no interior de São Paulo

Uma comunidade católica de Salto, no interior de São Paulo, projeta um local amplo para receber pessoas que vivem nas ruas: a cidade Rahamim. A Fundação Aliança de Misericórdia foi criada em 2020 pelo padre João Henrique e recebeu o apoio decisivo de empresários locais com a doação de um terreno de 1 milhão de metros quadrados para a construção das moradias. “Oferece um espaço alternativo onde eles poderão morar. Nós sonhamos um sonho louco, sem dinheiro, 300 casas para poder acolher de 1,5 mil a 2 mil pessoas que um dia moraram na rua, que depois moraram no nosso coração, nas nossas casas, e que um dia poderão morar nesse espaço”, comenta o padre. A primeira casa está pronta e poderá abrigar cinco pessoas, ela segue métodos construtivos que aliam a economia e o cuidado com o meio ambiente: luz solar, captação de água da chuva, tijolos com terra local e as antigas construções de pau a pique e taipa de pilão, como explica o arquiteto Aristides Barbosa. “Toda essa infraestrutura fica em torno de uns R$ 2 mil o metro quadrado, já porque a gente está contando com toda essa estrutura. Agora, se for pensar em fazer uma casa sem todos esses equipamentos, aí sim, aí realmente ela sai muito mais barata”, pontua.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira as notícias de hoje, fatos da política, economia e internacional, no maior Portal de Notícias do Brasil e do Mundo.

Confira as notícias de hoje, fatos da política, economia e internacional, no maior Portal de Notícias do Brasil e do Mundo.