Exercícios militares elevam tensão entre Coreia do Norte e Estados Unidos

Os norte-coreanos dispararam 23 mísseis na quarta-feira, um recorde diário

Kim Jong-un, ditador da Coreia do Norte | Foto: Reprodução/ Korean Central News Agency

A Coreia do Norte disparou quatro mísseis balísticos de curto alcance em direção ao Mar Amarelo, na costa oeste do país. Os lançamentos ocorreram neste sábado, 5, enquanto a vizinha Coreia do Sul fazia exercícios militares com os Estados Unidos.

Os disparos de hoje correram entre 11h31 e 11h59 do horário local. No mesmo período, os Estados Unidos e a Coreia do Sul concluíram o exercício militar “Vigilant Storm”, iniciado na segunda-feira.

Ao longo da semana, a Coreia do Norte lançou uma série de projéteis, incluindo um possível míssil balístico intercontinental com falha. Na quarta-feira 2, houve o disparo recorde de 23 mísseis. Pela primeira vez, um projétil pousou na costa sul-coreana.

Acompanhados de Japão e Coreia do Sul, os Estados Unidos condenaram os disparos, de acordo com a CNNAlém disso, existem suspeitas de que os norte-coreanos estejam prestes a retomar testes de armas nucleares pela primeira vez desde 2017.

Na sexta-feira, Pyongyang exigiu que Washington e Seul interrompessem os exercícios aéreos “provocativos”. No mesmo dia, a Coreia do Sul enviou aviões de guerra em resposta a voos militares norte-coreanos perto da fronteira compartilhada dos países. “Nossas forças militares detectaram quase 180 aviões de guerra norte-coreanos” mobilizados no espaço aéreo de Pyongang, informou o Estado-Maior conjunto sul-coreano, que decidiu enviar os caças.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira as notícias de hoje, fatos da política, economia e internacional, no maior Portal de Notícias do Brasil e do Mundo.

Confira as notícias de hoje, fatos da política, economia e internacional, no maior Portal de Notícias do Brasil e do Mundo.