Coreia do Norte faz ataque simulado contra EUA

Os exercícios são em resposta ao treinamento conjunto entre Coreia do Sul e Estados Unidos

A série de lançamentos de mísseis incluiu o maior número já registrado em um único dia | Foto: Reprodução

A Coreia do Norte realizou lançamentos de mísseis que simularam ataques contra a Coreia do Sul e os Estados Unidos, informou Pyongyang, nesta segunda-feira, 7.

Na semana passada, a Coreia do Norte testou vários mísseis, incluindo centenas de projéteis de artilharia no mar e um possível míssil balístico intercontinental (ICBM) com falha, enquanto a Coreia do Sul e os EUA realizava exercícios aéreos de seis dias que terminaram no sábado 5.

Os militares norte-coreanos disseram que os exercícios foram uma “provocação aberta, destinada a aumentar intencionalmente a tensão”, e “um exercício de guerra perigoso de natureza altamente agressiva”.

O Exército da Coreia do Norte afirmou que realizou atividades simulando ataques a bases aéreas e aeronaves, bem como a uma grande cidade sul-coreana, para “esmagar a persistente histeria de guerra dos inimigos”.

A série de lançamentos de mísseis incluiu o maior número já registrado em um único dia e ocorre em meio a um ano recorde de testes de mísseis pela Coreia do Norte, que tem armas nucleares.

Autoridades sul-coreanas e norte-americanas também disseram que Pyongyang fez preparativos técnicos para testar um dispositivo nuclear, a primeira vez que o faria desde 2017.

Diplomatas de alto escalão de EUA, Japão e Coreia do Sul falaram por telefone no domingo 6 e condenaram os testes recentes, incluindo o lançamento “imprudente” de um míssil que pousou na costa da Coreia do Sul na semana passada, de acordo com um comunicado do Departamento de Estado dos EUA.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira as notícias de hoje, fatos da política, economia e internacional, no maior Portal de Notícias do Brasil e do Mundo.

Confira as notícias de hoje, fatos da política, economia e internacional, no maior Portal de Notícias do Brasil e do Mundo.