Coreia do Norte está pronta para teste nuclear, segundo EUA

Em comunicado conjunto com a Coreia do Sul, países afirmaram que ataque seria o fim do regime de Kim Jong-un

Os secretários de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, e da Coreia do Norte, Lee Jong-sup | Foto: Divulgação

A Coreia do Norte está pronta para realizar um teste nuclear. A informação foi divulgada pelo secretário de Defesa da Coreia do Sul, Lee Jong-sup, na quinta-feira 3, durante um pronunciamento conjunto com os EUA no Pentágono.

“Qualquer ataque nuclear contra os Estados Unidos ou seus aliados e parceiros, incluindo o uso de armas nucleares não estratégicas, é inaceitável e resultará no fim do regime de Kim”, afirmaram os dois países em um comunicado.

Lee se negou a estimar quando esse possível teste nuclear norte-coreano ocorreria. No entanto, ele disse que teria uma “resposta esmagadora e decisiva da aliança”.

“Tempestade Vigilante”

Durante o pronunciamento, os dois países reiteraram que planejam estender indefinidamente os exercícios militares batizados de “Tempestade Vigilante”.

As manobras serão realizadas anualmente e incluirá uma simulação de uso de armas nucleares pela Coreia do Norte.

Provocação: Coreia do Norte dispara artilharia

A Coreia do Sul informou que despachou aviões de guerra em resposta a 180 voos militares norte-coreanos perto da fronteira compartilhada entre os dois países nesta sexta-feira, 4. Isso ocorreu horas depois que o Norte disparou cerca de 80 tiros de artilharia em protesto contra os exercícios militares conjuntos de Seul com os Estados Unidos.

Aeronaves norte-coreanas foram detectadas em várias áreas ao norte da “linha de ação tática” de demarcação militar entre as duas Coreias.

A Coreia do Sul enviou 80 aeronaves, incluindo caças F-35, em resposta, enquanto cerca de 240 jatos participam dos exercícios aéreos “Tempestade Vigilante” com os EUA.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira as notícias de hoje, fatos da política, economia e internacional, no maior Portal de Notícias do Brasil e do Mundo.

Confira as notícias de hoje, fatos da política, economia e internacional, no maior Portal de Notícias do Brasil e do Mundo.