Como funciona a urna eletrônica? Entenda por que ela é segura

Usadas no sistema eleitoral brasileiro há 26 anos, as urnas eletrônicas possuem um sistema de segurança reforçado para garantir que não ocorram fraudes nas eleições.

Divulgação/TSE/Abdias Pinheiro

O sistema eleitoral do Brasil é considerado um dos mais eficientes e modernos do mundo. Parte desse sucesso se dá por conta das urnas eletrônicas, que foram implementadas nas eleições de 1996. Desde então, os dispositivos de voto eletrônico passaram por diversas evoluções para proporcionar mais segurança e garantir o direito democrático da população. No entanto, em ano de pleito, o debate volta à tona: por que a urna eletrônica é segura?

Com sistema operacional próprio, o Uenux, que é uma versão própria do Linux, a urna utiliza também um software desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o registro dos votos. Como o aparelho não está conectado com a internet, e ainda conta com barreiras criptografadas e assinatura digital, os riscos de invasões são muito remotos. Para confirmar a segurança, a Justiça Eleitoral põe à prova as urnas eletrônicas com Testes Públicos de Segurança desde 2009.

Novo modelo da urna eletrônica foi apresentado pelo Tribunal Superior Eleitoral em 2021 — Foto: Divulgação/TSE/Abdias Pinheiro

Como é a tecnologia da urna eletrônica?

Em 2022, a urna eletrônica completa 26 anos presente nas eleições brasileiras. Desde sua implementação, diversas alterações foram feitas no hardware e software para garantir mais segurança no processo eleitoral. O primeiro modelo, a UE1996, contava com 2 MB de memória RAM, disco flexível de 1,44 MB de armazenamento interno, teclado de membrana e tela LCD monocromática de 9,4 polegadas de tamanho.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira as notícias de hoje, fatos da política, economia e internacional, no maior Portal de Notícias do Brasil e do Mundo.

Confira as notícias de hoje, fatos da política, economia e internacional, no maior Portal de Notícias do Brasil e do Mundo.